sábado, 1 de novembro de 2008

Chegada ao Brasil (La Mèrica)

A família Camatta, cujos descendentes, hoje, estão estabelecidos em sua maior parte no Estado do Espírito Santo, é proveniente da comuna Mareno di Piave, província de Treviso da região do Vêneto e chegou no Brasil à bordo do navio Rosário. O navio saiu de Gênova no dia 12 de Janeiro de 1895 e trazia consigo nove integrantes da família Camatta. São eles:

  • Luigi Garbel, o chefe da família e meu trisavô, que tinha, na época, 59 anos
  • Regina Longo, esposa de Luigi, 53 anos
  • Giuseppe, filho de Luigi, 27 anos
  • Domenico, filho de Luigi, 25 anos
  • Maria Pin, esposa de Domenico, 21 anos
  • Luigi Neto, filho de Domenico e Maria, um ano
  • Antonio, filho de Luigi, 20 anos
  • Teodoro, filho de Luigi e meu bisavô, 17 anos
  • Carolina, filha de Luigi, 12 anos
O navio aqui chegou no dia 06 de fevereiro, ou seja, foram 24 dias de viagem. A família se fixou inicialmente na comunidade de Benevente no município de Alfredo Chaves. Depois, houve uma série de transmigrações dentro do Espírito Santo.

No dia 20 de julho do mesmo ano do desembarque, a Itália encerrou a emigração contratada e subvencionada para o Espírito Santo. Tal decisão foi baseada em um relatório enviado ao governo da Itália pelo então Cônsul no Espírito Santo, Carlos Nagar, reclamando das péssimas condições que os imigrantes italianos enfrentavam no estado.

Quatro filhos de Luigi não vieram da Itália: Basílio, Augusta, Luiza e Gioseppina. Além disso, Giuseppe e Domenico teriam voltado para a sua terra natal. Mais tarde, em 1926, Ricardo e Adamo, filhos de Domenico, com 19 e 15 anos, repectivamente, chegaram ao Espírito Santo.

A família Camatta também é numerosa em São Paulo, Giácomo Camatta chegou, em fevereiro de 1892, na região da Mogiana (Santa Cruz das Palmeiras). Giácomo também era proveniente de Treviso.

Bibliografia:
http://www.imigrantesitalianos.com.br/NAVIO_ROSARIO_01.html

http://www.educacional.com.br/reportagens/italia/chegando.asp
http://www.famigliacasotti.kit.net/capitulo19.htm
http://www.forumdemocratico.org.br/?Page=View&ID=1457
http://teia.faculdadesalesiana.edu.br/familiacaliman/
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (http://www.ape.es.gov.br/)
Relatos de parentes nas comunidades do orkut: Camata e Familia Camatta

21 comentários:

Moacir Camatta disse...

Ola Andre ,sou Moacir C. Camatta bisneto de Giacomo Camatta ,neto de Pedro Camatta e filho de Arlindo Camatta.Todos ja faleceram
Tenho o passaporte original do bisavo ,se voce quiser uma copia enviarei para voce e so passar um endereço

Moacir C. Camatta

André Camatta disse...

OK. Recebi.
Obrigado,

Anônimo disse...

Olá, sou Sérgio Augusto Camatta, moro em Mirandópolis, interior de São Paulo, região de Araçatuba, filho de Augusto Camatta, neto de Antonio Camatta e bisneto de Giácomo Camatta. Família grande esta hein!!!!



Sérgio A. Camatta.

Unknown disse...

Parabéns André, vamos deixar um legado para as gerações futuras.

Orlando Scarpati

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Corrigindo: Giácomo

Unknown disse...

Boa tarde André! Eu me chamo Edmur José de Souza, não tenho Camatta no nome, mas no sangue sim. Moro em Andradina interior de São Paulo, sou filho de Julieta Camatta, neto de Pedro Camatta, bisneto de Giácomo Camatta. É muito bom saber da história dos Camatta.

Unknown disse...

Boa tarde André! Eu me chamo Edmur José de Souza, não tenho Camatta no nome, mas no sangue sim. Moro em Andradina interior de São Paulo, sou filho de Julieta Camatta, neto de Pedro Camatta, bisneto de Giácomo Camatta. É muito bom saber da história dos Camatta.

Unknown disse...

Meu avô Pedro Camatta nasceu em Santa Cruz das Palmeiras, foi pra Itajobi, perto de Rio Preto, depois foi para Bento de Abreu, perto de Araçatuba, e residiu em Andradina até a sua morte em 1984.

Unknown disse...

Meu avô Pedro Camatta nasceu em Santa Cruz das Palmeiras, foi pra Itajobi, perto de Rio Preto, depois foi para Bento de Abreu, perto de Araçatuba, e residiu em Andradina até a sua morte em 1984.

Unknown disse...

Corrigindo: Giácomo

Unknown disse...

Boa tarde! Eu sou Edmur José de Souza, não tenho Camatta no nome, mas no sangue sim. Moro em Andradina interior de São Paulo, sou filho de Julieta Camatta, neto de Pedro Camatta e bisneto de Jacomo Camatta. É muito bom saber da história dos Camatta.

Unknown disse...

Boa noite. Meu nome é Adriana Azeredo Farinazzo. Sou neta de Genoveffa Camatta Azeredo Sousa, que é filha de Maria Pin Camatta e Domenico Camatta. Minha avó é a mais nova dos sete filhos do casal.

Unknown disse...

Olá André, muito legal sua iniciativa. Fico contente em saber mais da família. Sou Elza Gomes Dias, bisneta de Giácomo Camatta, neta de Emilio Camatta, que casou com Eliza Bonatto e tiveram 6 filhos: José, João, Antonio, Maria, Irene - minha mãe - e Geraldo. Os três últimos estão vivos e nasceram em Cajobi, São Paulo, onde estive recentemente. Maria vive em Andradina, Geraldo em Castilho e Irene em São Caetano do Sul. Qual o parentesco do meu bisavô com o seu lado da família?

Abraços

Unknown disse...

Olá André, muito legal sua iniciativa. Fico contente em saber mais da família. Sou Elza Gomes Dias, bisneta de Giácomo Camatta, neta de Emilio Camatta, que casou com Eliza Bonatto e tiveram 6 filhos: José, João, Antonio, Maria, Irene - minha mãe - e Geraldo. Os três últimos estão vivos e nasceram em Cajobi, São Paulo, onde estive recentemente. Maria vive em Andradina, Geraldo em Castilho e Irene em São Caetano do Sul. Qual o parentesco do meu bisavô com o seu lado da família?

Abraços

Unknown disse...

ola gente, sou Marcos Antonio Camatta, filho de Arlindo Camatta, neto de Pedro Camatta e bisneto de Giacomo Camatta, moro em Fernandopolis - SP e gosto de receber comentarios sobre nossa familia, email marcoscamatta@gmail.com


abrao a todos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu, Lucas A. Camata e meu irmão: Mateus A. Camata somos netos de Antônio Camata, bisnetos de Emílio Camata e tataranetos de Giácomo Camatta

Reinaldo Camata disse...

Oi família Camata sou Reinaldo Camata filho de João Camata gostaria de saber mais das famílias. reinaldocamata@gmail.com

Reinaldo Camata disse...

Oi família Camata sou Reinaldo Camata filho de João Camata gostaria de saber mais das famílias. reinaldocamata@gmail.com

Unknown disse...

Olá sou Alessandra, neta do Antonio Camata, bisneta de Emilio Camatta, se alguem tiver alguma informação onde podemos buscar documentação do bisavo Emilio, estamos tentando cidadania.

Abraços