sábado, 21 de fevereiro de 2009

Primeiro Dia Nacional do Imigrante Italiano!

Eu não poderia deixar de celebrar o primeiro Dia Nacional do Imigrante Italiano, mesmo que seja postando em um blog.

O Dia Nacional do Imigrante Italiano foi instituído pela lei 11687/2008, originada do Projeto de Lei do Senado (PLS) 340/99, de autoria do senador Gerson Camata, mas que só foi aprovado e sancionado em 2008.

Essa data, a ser celebrada hoje, em 21 de fevereiro, é uma alusão à chegada ao Porto de Vitória, a bordo do navio Sofia, das primeiras 386 famílias italianas que se estabeleceram no Espírito Santo, em 1874.

Já que temos essa data, vamos comemorá-la!

2 comentários:

André Camatta disse...

Há controvérsias em relação aos primeiros imigrantes italianos no Espírito Santo. Existem provas documentais que indicam que doze famílias de Sardenha se estabelecaram juntamente com os alemães na região de Domingos Martins.
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ES/primeiros_imigrantes_espirito_santo.htm

Unknown disse...

André, o número correto de italianos que chegaram para a colônia de Santa Isabel, em Domingos Martins, é de 29 imigrantes. Desembarcaram em Vitória em setembro de 1858.Eram procedentes do Reino Sardo-piemontês, da atual província de Torino. No caso da Expedição Tabacchi, de fevereiro de 1874, trata-se do início da imigração em massa de italianos para o Brasil. Outras regiões do país também receberam italianos antes de 1874, bem como os itálicos frequentam as terras brasileiras desde o início da colonização (tanto Cristoforo Colombo quanto Americo Vespuci eram genoveses). Sendo assim, no Espírito Santo inicia-se o grande êxodo dos italianos para as américas.