sábado, 21 de fevereiro de 2009

Significado do sobrenome Camatta

Os sobrenomes italianos se formavam de diversas maneiras: indicando a conexão com o pai, caracterizando o lugar de onde vieram, derivando de apelidos etc.

Em particular, há registros em Veneza que ajudam a elucidar a origem da palavra Camatta. Ao que tudo indica, ela era comumente utilizada para denominar construções fortes e robustas como podemos observar nas explicações à seguir.

Em 1566, um homem denominado Francheschi Ferigo notificou a posse de dois terços de uma casa, que tinha uma cobertura conhecida como "La Cha Matta", e, talvez, era conhecida assim devido à sua solidez e à sua robustez. Também eram chamados de "Ca'matta", pelo mesmo motivo e em tempos antigos, construções como o Palácio de Querino e o Rialto.

Provavelmente, também, tem a mesma origem a denominação casamata, que é uma construção à prova de bomba em uma fortaleza moderna.

Em Veneza, em relação ao sobrenome, há um registro de que, em 30 de Junho de 1565, "Iseppo Camatta", o "Chamatta", teria ingressado na arte de comercializar peixes.

Bibliografia:
http://www.bravagentebrasil.com.br/sitebg/index.php?option=com_content&view=article&id=123:os-sobrenomes-italianos&catid=68:artigos&Itemid=67
http://venicexplorer.net/tradizione/topos/ccc.html

Nenhum comentário: